O que é Seinen?

Seinen

Seinen (青年) que significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangás voltados para o público masculino entre os 18 a 40 anos.

SeinenOs mangás seinen se desenvolveram por volta da década 1970 a partir do gekigá. Este movimento, surgido na década de 1950 trazia histórias sérias, muitas vezes com críticas sociais e em um estilo de desenho mais realista para um público adulto. Com a dissolução dos grupos de artistas e da perda de importância da revista Garo, o gekigá se dissolveu na década de 1970. 
Famosas revistas Seinen são Young JumpYoung AnimalUltra JumpAfternoon e Big Comic. Mangás seinen possuem uma grande variedade de estilos de arte e temáticas. Exemplos de séries seinen incluem: Akira, Berserk, Vagabond, Battle Royale, Ghost in the Shell, Hellsing, Battle Angel Alita e Maison Ikkoku.

Vale a pena lembrar que o conceito de "maduro" para sociedade japonesa é bem diferente da ocidental, quadrinhos como Hokuto no Ken que no Japão foi lançado em antologias shounen, para depois ser lançado em antologias Seinen.
A grande diferença entre shounen e seinen está nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de seinen possuem personagens em idade típica de shounen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis.
SeinenOs personagens dos seinen geralmente estão em torno dos 20 aos 40 anos e passam por problemas típicos de sua faixa etária, tendo muitas histórias se aprofundando em temas como negócios e política - que podem ser maçantes para os jovens - passando até por complexas histórias de ficção científica que exigem conhecimento universitário para se compreender. Os mangas seinen usam kanji de nível universitário. Outra característica dos seinen é a liberdade das histórias, pois não existem restrições, pode se colocar cenas explícitas de sexo em histórias seinen sem que sejam consideradas pornográficas (Dois exemplos são Love Junkies e Gantz, lançados no Brasil). Não existe a pressão para a criação de produtos como brinquedos e jogos de videogame. Não que isso impeça quadrinhos de Seinen terem desenhos animados de sucesso (nesse caso animes adultos) e suas linhas de brinquedos e jogos de videogame (como os jogos bishoujo e eroge).
Os seinen no Japão são tão populares quanto os shounen, apesar de terem poucos títulos conhecidos no Ocidente. O sucesso dos seinens se reflete nos jdrama. Como muitas histórias Seinen são realistas, é preferível a transposição para filmes, seriados, minisséries e novelas com atores reais. Oldboy, um filme coreano de muita repercussão, foi baseado em um mangá seinen.

Seinen

Espero que vocês tenham gostado, compartilha com os amigos, família, cachorro, gato, me da essa moral aí..


Obs: Algumas informações foram retiradas do site Wikipédia.
Obs 2: Imagens tiradas da internet.

Vlw galera, abraços e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Yandere?

O que é Yuri?